Mensagem do Presidente

XVII SEMINÁRIO NACIONAL DE MILHO SAFRINHA
"Preservar e Produzir"

Caros (as) Colegas;

É com grande satisfação que os convidamos para o XVII Seminário Nacional de Milho Safrinha (SNMS) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O evento ocorre no Estado expoente em sistemas de produção soja/milho safrinha e utilização de consórcio com capins, integrando lavoura e pecuária.

A Fundação MS, instituição com mais de 30 anos de experiência na realização de pesquisa e divulgação de tecnologias, organiza este evento, com o tema “preservar e produzir”. O termo “preservar”, vem da grande expertise do Estado em utilizar o milho safrinha como formador de palha, preservando e melhorando o sistema produtivo. O termo “produzir”, é advindo das médias crescentes de produtividade e de feitos inimagináveis há poucos anos atrás, como produzir milho de alto desempenho em solos arenosos.   O evento será presencial, comemorando a retomada da nossa liberdade, promovendo encontros e debatendo temas importantes para o Agro nacional. O XVII Seminário Nacional de Milho Safrinha ocorrerá de 28 à e 30 de novembro de 2023, na cidade morena, capital de culinária excelente  e de diversas belezas, localizada há poucas horas do pantanal sul-mato-grossense e da nossa joia eco turística, Bonito-MS.
Na abertura, abordaremos as oportunidades de mercado para o milho safrinha brasileiro. No decorrer dos três dias, teremos o desafio de discutir soluções para o manejo dos enfezamentos em milho, doença tão importante para a cultura. Para esse fim, traremos grandes especialistas. Com o apoio da Aprosoja-MS, abordaremos o assunto com foco de embasar diretrizes para tomadas de decisões públicas e privadas. Trataremos também do manejo da fertilidade do solo, em diferentes ambientes, uso de biológicos, milho safrinha em consórcio e sistemas integrados de produção, sempre unindo a teoria com a prática.   Contaremos também com diversas empresas expositoras, apresentando seus lançamentos. É o momento de ampliar contatos e conhecer nossos parceiros.
O Seminário conta com o apoio científico da Embrapa, trazendo sua experiência na a coordenação dos trabalhos técnicos. Contamos com a promoção da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e com a co-realização  da Aprosoja-MS.
A comissão organizadora não poupará esforços para realizar um evento que gere grandes experiências e deixe um legado para o País, para o Estado e para cada participante.


Sejam bem vindos!

Dr. André Luis Faleiros Lourenção 
Pesquisador da Fundação MS
Coordenador do SNMS 2023