Notícias

ENTREVISTA - RS: congresso em Bento Gonçalves vai analisar o mundo do milho e do sorgo no Brasil

Confira a entrevista do Presidente do Congresso. Clique na imagem para ouvir a entrevista. 

entrevista zeferino

Video - LANÇAMENTO XXXI CNMS 2016

"Milho e sorgo: inovações, mercados e segurança alimentar" é o tema do 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, a ser realizado em Bento Gonçalves de 25 a 29 de setembro. O evento foi lançado na manhã desta segunda-feira (16) no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Após 24 anos, o Rio Grande do Sul vai sediar o encontro que dará ênfase às discussões sobre os impactos das novas tecnologias geradas pelas instituições de pesquisa pública e privada e seus desdobramentos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nas culturas de milho e sorgo no Brasil.

abms lcto cnms 01   abms lcto cnms 02

 

Congresso de milho e sorgo debate impactos das tecnologias geradas por instituições de pesquisa

“Milho e sorgo: inovações, mercados e segurança alimentar” é o tema do 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo que será realizado em Bento Gonçalves-RS de 25 a 29 de setembro.   O evento dará ênfase às discussões sobre os impactos das novas tecnologias geradas pelas instituições de pesquisa pública e privada e seus desdobramentos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nas culturas de milho e sorgo no Brasil.

 

Visita Equipe Milho Sorgo Lucas SchererReunião da equipe organizadora do 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo
na primeira semana de abril (Foto: Lucas Scherer)

 

O congresso abrigará também dois workshops – um sobre o manejo integrado da lagarta-do-cartucho e o segundo sobre o percevejo-barriga-verde em milho – além de duas reuniões técnicas sobre os cereais em questão. O objetivo é reunir pesquisadores, produtores, extensionistas, técnicos e dirigentes de indústrias de insumos e de máquinas e equipamentos agrícolas, de cooperativas, além de professores e estudantes, para analisar os avanços das tecnologias responsáveis pelo desenvolvimento das culturas de milho e sorgo.
 

Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Décio Karam, presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo, entidade responsável pela realização do evento, a escolha do tema “Inovações, mercado e segurança alimentar” é em função da conjuntura atual e também fundamentada nas discussões em congressos anteriores. “Um dos destaques da programação é a palestra que tratará dos impactos da globalização na manutenção da diversidade genética e segurança alimentar”, acrescenta.
 

As inscrições estão abertas e o primeiro lote com valores promocionais encerra no próximo dia 30 de maio. Veja aqui. Abaixo, conheça a programação completa do evento, também disponível em www.abms.org.br/cnms/prog_congresso.html . A promoção é da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo), com realização da Embrapa, Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), Emater/RS-Ascar (Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
 

Evento: 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Data: 25 a 29 de setembro de 2016
Local: Bento Gonçalves-RS
 

Destaques da programação:
Conferência: O desafio da produção sustentável frente à demanda crescente por alimentos saudáveis

Painéis:
1 – Desafios e potencialidades técnicas das cadeias produtivas de milho e sorgo
2 – Desafios para a produção de milho e sorgo
3 – Aumento de produtividade de milho e sorgo no Brasil
4 – Mercados especiais para milho e sorgo
5 – Estratégias de utilização de milho e sorgo na alimentação animal
6 – Inovações em sistemas produtivos
7 – Sistemas integrados de produção
8 – Avanços da biotecnologia em milho e sorgo

Palestras:
1 – Impactos da globalização na manutenção da diversidade genética e segurança alimentar
2 – Tecnologia da Informação aplicada à agricultura
3 – Políticas de mercado do milho e sorgo
4 – Políticas públicas - conservar para produzir melhor
5 – Economia mundial e seu impacto no agronegócio de milho e sorgo
6 – Banco mundial de sementes e a segurança da biodiversidade
7 – Potencial e perspectivas da cultura do sorgo frente à demanda mundial de grãos
8 – Armazenamento e qualidade de grãos de milho e sorgo
9 – Milheto-grão como alternativa alimentar de suínos e aves
 

Workshops:
1 – Manejo Integrado de Spodoptera frugiperda na era atual
2 – Estado da arte do percevejo barriga verde (Dichelops spp) em milho


Texto: Guilherme Viana (MG 06566 JP)

Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.embrapa.br/milho-e-sorgo
Tel.: (31) 3027-1905
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br

Rio Grande do Sul sediará Congresso de Milho e Sorgo em 2016

O Rio Grande do Sul foi o estado escolhido para sediar o 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, a ser realizado em 2016 pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), em parceria com a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), a Embrapa e a Emater/RS-Ascar.

noticias governador

O secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, e o diretor-presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, acompanharam o presidente da ABMS, Décio karam, o vice - presidente Paulo César Magalhães, e o gerente técnico adjunto da Emater/RS-Ascar, Rogério Mazzardo, em uma visita ao gabinete do governador José Ivo Sartori para conversar sobre a organização do evento.

O governador destacou a importância da cultura do milho e do sorgo para o Estado, inclusive com reflexos nas cadeias produtivas do leite e da carne, por constituírem a base da alimentação animal. Também avaliou que a participação da Fepagro e da Embrapa na organização do evento promove ainda mais uma interligação entre as duas entidades. “Queremos integrar ao máximo as organizações de pesquisa do setor agropecuário”, concluiu.

O Congresso deverá ser lançado na Expointer deste ano.

Livro XXIX CNMS - 2012

Livro contendo as Palestras do 29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo 2012


O livro contendo as palestras do 29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo 2012, realizado em Águas de Lindoia está à venda e disponível aos interessados por apenas R$20,00 (vinte reais) + serviço de correio a cobrar. Adquirindo o livro, o interessado levará de brinde o CD dos trabalhos apresentados no evento.

O pagamento deverá ser feito mediante depósito na conta corrente no 81.278-1, agência 0395-6, do Banco do Brasil, em nome da ABMS e o comprovante de depósito enviado escaneado para o e-mail da ABMS clicando aqui